Tudo sobre a Hipertensão Arterial

O que é Hipertensão?

A hipertensão arterial é uma condição bastante comum na população, principalmente nos mais idosos, grupo no qual a prevalência chega a ser de 80%. A hipertensão é um problema que surge quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias é alta o suficiente para causar problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardíacas, renais e cerebrais.

Como a Hipertensão Arterial é uma condição de saúde caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, maiores ou iguais a 140 e/ou 90 mmHg, frequentemente a hipertensão se associa a outros distúrbios, mas a sua causa na maioria das vezes é desconhecida e, por isso diz-se que a pressão alta é primária, ou seja, não há uma causa primária.

Sabe-se que a hipertensão pode ser agravada p

ela presença de outros fatores de risco, como obesidade abdominal, diabetes mellitus, sedentarismo, tabagismo e taxas elevadas de colesterol e/ou de triglicérides no sangue.

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta,  é considerada uma doença silenciosa, pois muitas vezes não apresenta sintomas, ela surge gradativamente e vai piorando ao longo dos anos.

Apenas 5% do hipertensos têm uma causa bem definida, tal como insuficiência renal, doença policística renal, síndrome de Cushing, feocromocitoma, hiperaldosteronismo, apneia obstrutiva do sono ou doenças da tireoide.

Para a identificação desse problema de saúde, o primeiro passo, é procurar medir a pressão arterial e saber se ela está dentro dos limites de normalidade. Caso venha a ter a confirmação do diagnóstico, o segundo passo é procurar um serviço de saúde para receber as primeiras orientações e o tratamento. Na sequência, deve-se ter a consciência de que outras pessoas na família poderão ter o mesmo problema, considerando que a pressão alta muitas vezes é herdada geneticamente.

É importante a consciência sobre o assunto pois o tratamento da pressão alta não se constitui apenas de tomar remédios, mas adotar um estilo de vida mais saudável.

 

Valores normais da pressão arterial

A pressão arterial normal é aquela  na qual as artérias não ficam sob estresse e o coração não fica sobrecarregado. Atualmente, os níveis de pressão arterial para adultos, idosos e adolescentes são classificados da seguinte forma:

  • Valores normais – pressão sistólica menor que 120 mmHg e pressão diastólica menor que 80 mmHg.
  • Pré-hipertensão – pressão sistólica entre 120 e 129 mmHg ou pressão diastólica menor que 80 mmHg.
  • Hipertensão estágio 1 – pressão sistólica entre 130 e 139 mmHg ou pressão diastólica entre 80 e 89 mmHg.
  • Hipertensão estágio 2 – pressão sistólica acima de 140 mmHg ou pressão diastólica acima de 90 mmHg.

 

Prevenção e Tratamento – Em busca do 12X8

Para prevenir e tratar a hipertensão fique atento as seguintes orientações:

  • Faça exames periódicos;
  • Tome medicamento nos horários adequados;
  • Melhore a alimentação comendo alimentos saudáveis;
  • Diminua a ingestão excessiva de sal;
  • Adote práticas que combatam o estresse no dia a dia, como meditação por exemplo;
  • Pratique atividades físicas pelo menos 3x semana;
  • Combata o sobrepeso e a obesidade, realizando escolhas saudáveis de alimentos;
  • Evite o fumo e as bebidas alcóolicas;

Deve-se entender que manter a pressão arterial controlada implica em estar protegido, evitando-se as principais complicações da hipertensão que incluem as doenças isquêmicas cardíaca e cerebral e, entre elas, o aparecimento do derrame cerebral e do infarto agudo do miocárdio. A hipertensão arterial pode propiciar eventos como morte súbita, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica e doença renal crônica, que pode ser fatal e não fatal, ou impor a necessidade de tratamento de diálise ou, até mesmo, o transplante renal.

 

A atividade física no controle da Hipertensão Arterial

Além de aumentar a resistência física e emocional para lidar com as pressões do dia-a-dia, a atividade física também contribui com a redução da pressão arterial.

Recentes estudos demonstraram que, após uma semana de prática de exercícios aeróbios, como caminhada por exemplo, ocorre uma diminuição das substâncias que atuam no sistema nervoso que podem elevar a pressão, por isso a importância da atividade física como grande aliada da saúde.

 

Quais os benefícios do exercício para quem tem pressão alta?

A atividade física contribui com a redução da pressão e, assim, ajuda a controlar outros fatores de risco normalmente associados à hipertensão, como a obesidade, colesterol, diabetes e estresse. Para quem faz tratamento com anti-hipertensivos, a prática constante de exercícios pode resultar na diminuição da dose do remédio e até mesmo na interrupção do uso do medicamento.

A atividade física ainda tem ação preventiva. Dados mostram que indivíduos ativos e com bom condicionamento físico apresentam menos risco de desenvolvimento da hipertensão arterial, sendo assim, convém lembrar que as alterações fisiológicas promovidas pela atividade física ocorrem tanto durante quanto após o período de sua realização.

 

Quais são os exercícios mais indicados?

Recentes estudos demonstraram os efeitos do exercício aeróbio (por exemplo, a caminhada) na queda da pressão arterial sistólica (máxima) e diastólica (mínima). Após uma semana de prática houve uma redução das substâncias denominadas catecolaminas, que atuam no sistema nervoso e são responsáveis pela elevação da pressão. Os níveis basais de uma dessas substâncias, a adrenalina, chega a cair 40% com o treinamento, enquanto a de noradrenalina pode diminuir 25%. Esse mecanismo, portanto, parece ser uma das explicações para o impacto positivo do exercício físico na qualidade de vida de quem sofre de hipertensão arterial.

 

A  interrupção dos exercícios físicos faz com que a pressão arterial volte a subir nos hipertensos?

Quando o programa de exercícios é interrompido, seu efeito anti-hipertensivo rapidamente desaparece, o que reforça a ideia de que manter o treinamento regular é o melhor caminho para desfrutar dos benefícios dessa prática.

Mexa-se, seja mais saudável, seja feliz!

 

 

Gostou?  Venha conhecer a Academia DualFit por 15 dias grátis

Academia DualFit - FreePass 15 Dias

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *